Sim,conforme uma decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN) os bancos e operadoras de cartão de crédito podem reduzir o limite do cartão dos clientes com maior risco de inadimplência a qualquer momento.
QUAL A ANÁLISE DO BANCO PARA LIBERAR O LIMITE?
O banco/operadora de cartão de crédito considera diversos pontos para liberar determinado limite como:
· RENDA;
· HISTÓRICO FINANCEIRO;
· PERFIL DE CONSUMO;
· SE POSSUI NEGATIVAÇÃO DO NOME;
Diante desses dados o banco/operadora determina o valor de limite e vai aumentando ou diminuindo conforme seu bom relacionamento.
POR QUE O BANCO REDUZ O LIMITE DO CARTÃO DE CRÉDITO?
O banco reduz o limite do cartão do cliente quando faz uma análise de risco de inadimplemento, portanto se o cliente começa a não pagar o valor total das faturas, faz vários parcelamentos da fatura, o titular do cartão ficou desempregado ou tem a renda reduzida.
REDUZIRAM MEU LIMITE SEM AVISO, QUAIS SÃO OS MEUS DIREITOS?
Como vimos anteriormente, o banco tem a liberdade de conceder o limite como reduzir, PORÉM ele deve comunicar previamente o cliente sobre a redução, além de justificar o porquê da redução.
PASSEI UM GRANDE CONSTRANGIMENTO POR CAUSA DA REDUÇÃO, TENHO DIREITO A DANOS MORAIS?
Sim, é possível pleitear na justiça a indenização por danos morais pelo grande constrangimento passado por ter o limite do cartão de crédito reduzido sem nenhuma notificação, bem como sem nenhuma justificativa.
Caso não tenha passado por nenhum constrangimento, mas deseja ter seu limite de volta entre em contato com seu banco ou operadora para saber o motivo da redução, pois cada banco segue uma política de redução.
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